O coaching tem sua origem em 1850, quando o termo passou a ser atribuído aos professores de universidades com o significado de “tutor”. Esse tutor era responsável por ajudar os estudantes na preparação para os testes e exames. Ou seja, o coaching já significava “aquele que conduz uma pessoa ao lugar desejado”.
Mais tarde, por volta de 1950, o termo coach começou a ser utilizado para se referir à habilidade de gerenciamento de pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal, valorizando-se as competências individuais e relacionando a um processo de melhoria e evolução contínua.
Coaching é uma metodologia, uma ferramenta, um misto entre arte e ciência, que promove o desempenho individual e coletivo, tornando o ser humano cada vez melhor, atingindo seus objetivos e resolvendo seus problemas.
O coaching é considerado como um processo flexível, que pode ser aplicado às mais diversas áreas.
O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras. Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas.
Como funciona Processo de Coaching?
Pode ser realizado presencial ou online!
O processo de coaching refere-se a um tipo de relacionamento, baseado em uma relação de sigilo e confiança, em que o coach se compromete a apoiar, ajudar e mostrar caminhos para que o aprendiz, ou coachee, possa atingir seus objetivos e metas pré-determinados. No entanto, não se restringe somente ao compromisso com resultados, mas também, com o desenvolvimento do coachee, focado em suas competências e habilidades.
O processo baseia-se em estabelecimento de metas, utilização de ferramentas que auxiliarão o coach a levar o coachee ao encontro das respostas necessárias e a estimular à realização das tarefas que o ajudarão também a pôr em prática tudo o que for estabelecido nas sessões e assim alcançar seu estado desejado.
Coaching tem como foco principal ajudar as pessoas a verem além do que são hoje para o que elas querem se tornar amanhã, expandindo suas competências, desempenho e crenças, através de mudanças de comportamento.
Os resultados sempre vão depender do desenvolvimento de cada Coachee, afinal ele é o principal objetivo e responsável pelo processo.
É sempre importante marcar uma entrevista inicial para que o Coach faça primeiro uma avaliação, para analisar se o caso é para um processo de Coaching.
O processo de coaching é indicado para:
- Desenvolvimento pessoal
- Mudança de carreira
- Empreender
- Planejamento pessoal
- Melhoria de desempenho e produtividade
- Melhores resultados de metas
- Mudança ou criação do próprio negócio
- Vida financeira mais organizada
- Superar desafios em sua vida particular
- Auxiliar no processo de emagrecimento
- Estimular a transformação positiva
- Entre outros.
“Oportunidade não surgem. É você que as cria.”
Chris Grosser