SAIBA COMO FUNCIONA O TRATAMENTO PSICOLÓGICO?

A psicologia é uma área de conhecimento muito ampla. Muitas pessoas pensam que ela é usada apenas em casos isolados ou graves, mas isso não é verdade.

A psicologia tem por objetivo ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, e assim encontrarem dentro de si mesmo as respostas que procuram.

O que leva uma pessoa a procurar um psicólogo?

Seja com os amigos, colegas de trabalho ou familiares – se você sente que seus relacionamentos estão debilitados, se você não consegue se expressar ou reconhecer suas emoções, ou se os seus relacionamentos lhe trazem infelicidade, o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar a resgatar o vínculo esquecido ou a encontrar dentro de si mesmo os motivos para a situação.

O que falar com um psicólogo?

No momento inicial, o profissional irá conhecer o paciente. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Como é o tratamento com um psicólogo?

Cada profissional psicoterapeuta tem a sua própria forma de atuar, no que se refere às técnicas utilizadas, valores e frequência de encontros. Geralmente, o tratamento se dá através de sessões semanais – ou até mesmo duas sessões por semana – de 50 minutos a 1 hora.

Se você tem dúvidas sobre quando procurar um psicólogo, confira algumas situações que podem te ajudar a tomar esta decisão:

  • Se você passou por uma situação traumática
  • Como assalto, acidentes, desastres naturais, abusos sexuais ou estupros, agressões físicas ou verbais, assédio moral ou sexual, bullying e/ou mortes traumáticas.
  • É recorrente na vida de quem sofreu um trauma o medo de passar pela situação traumática novamente. Por isto, pensamentos de desesperança aliado aos sentimentos de angústia e tristeza tornam a vida do indivíduo um verdadeiro desafio.
  • Ter um ambiente para elaborar uma perda, ou lidar melhor com as circunstâncias que lhe despertam o medo de passar novamente pela sensação ruim, é o caminho ideal para você buscar sua superação. Um psicólogo pode ajudar a lidar melhor com essas situações e até mesmo superar o trauma de uma forma mais positiva e tranquila.
  • Se você tem problemas nos seus relacionamentos
  • Os problemas nos relacionamentos começam efetivamente a trazer danos e prejuízos quando ultrapassam os limites do respeito e de uma boa convivência dentro de uma relação.
  • Dificuldades nas relações, pode acontecer por duas vias: uma quando você ataca e a outra quando é atacado. A Psicoterapia pode lhe ajudar a promover a auto confiança e restabelecer o equilíbrio pessoal.
  • Se você passou por situações de medo difíceis de se livrar
  • Fobias e transtornos de ansiedade podem se manifestar como medo de avião, medo de água, medo de procedimentos médicos e odontológicos, medo de dirigir, medo de falar em público, medo de animais, claustrofobia (mal-estar em ambientes fechados), tricotilomania (arrancar cabelos), onicofagia (roer unhas) e/ou síndrome do pânico.

Esses acontecimentos trazem prejuízos a manutenção das atividades normais de quem sofre, além de uma preocupação adicional da ameaça de um novo episódio que pode ocorrer, inclusive durante o sono.

Se as coisas que antes te interessavam começam ser maçante. As pessoas mudam constantemente, e seus interesses também mudam ao longo da vida. Mas se você percebe que seus hobbies, atividades e hábitos que antes lhe traziam encanto agora lhe parecem desinteressantes, isso pode indicar a necessidade de procurar um psicólogo.

A falta de interesse está diretamente relacionada com a motivação. Se você vive um momento em que nada lhe agrada, certamente há algo errado aí. Por trás do seu descontentamento certamente há questões pessoais que precisam ser trabalhadas.

Sendo assim para entender o que está acontecendo ou para resgatar suas preferências, buscar ajuda profissional correta poderá fazer toda a diferença.

Se você precisa de válvulas de escape com frequência como por exemplo comida, compulsões por compras, jogos, internet, sexo, limpeza e alguns tipos de medicamentos, podem ser utilizados para mascarar questões emocionais não resolvidas, apontando a necessidade de buscar ajuda especializada.

O fato é que esta tentativa acaba sendo pretexto para criar um problema ainda maior. Uma vez instaurada a dependência, ela traz sérios prejuízos à vida da pessoa, seja no nível da sua integridade física, comportamental ou social. Procure-me quando for difícil para você lidar com situações que lhe causam sofrimento e dor, bem como lhe prejudicam em alguma área da sua vida. Obtenha as mudanças desejadas por meio de uma psicoterapia que lhe possibilite conquistar bem-estar e melhor qualidade de vida, sendo através da Terapias de Reprocessamento Cerebral, EMDR – Eye Moviment Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares).